Pages

A CALCULADORA DE ÁGUA DA PEPSICO


Desde pequena eu sempre pensei na quantidade de água do planeta como algo abundante, aquela imensidão azul rodeando os continentes sempre me trouxe essa percepção.
No entanto, apenas 2% das reservas do planeta são de água doce e desta fração a maior parte está confinada nas calotas polares e nas geleiras.

Com todo o restante sabemos o que vem acontecendo, um processo triste de degradação pela ação do homem. 
Hoje falta água para cerca de 1,7 milhão de pessoas no mundo inteiro, de onde se conclui que a água é um bem raro e nem nos damos conta disso.

Do ponto de vista global, muitos países já enfrentam uma dramática falta de água, na África por exemplo milhões de pessoas sofrem atualmente com o problema.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, desde 1950 o uso da água triplicou. Estima-se que nos próximos 20 anos o homem utilizará 40% mais água do que usa atualmente.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 22 de março de 1992. Desde então, a data é marcada por debates no mundo todo sobre os diversos temas relacionados a este importante recurso natural.
Para celebrar a data, a PepsiCo em SAF preparou uma série de ações em suas plantas espalhadas pela América do Sul com vistas à conscientização sobre a importância do consumo consciente da água.

“Há muito tempo a PepsiCo despertou para o uso eficiente da água em seus processos produtivos, preparando instalações que permitam o reaproveitamento e diminuam as perdas, além dos investimentos na sustentabilidade agrícola. Todas ações são complementadas agora com programas para a conscientização e o treinamento das pessoas para práticas de consumo eficientes, inclusive dentro de suas próprias casas”, esclarece Andreza Araújo, gerente de sustentabilidade de PepsiCo em SAF.


Calculadora de Água

Os seres humanos não apenas bebem água, como também a ingerem na forma de alimento, a usam na forma de produtos e serviços e em quantidades bastante altas.
Com esta filosofia foi criada a Calculadora de Água da Pepsico (http://www.pepsicowatersaf.com), para mostrar que temas como a escassez ou a contaminação da água são responsabilidade de todos.


A Calculadora de Água da PepsiCo contem 13 perguntas simples sobre atividades corriqueiras, como número de banhos diários e sua duração média, o número de vezes em que se escova os dentes e a duração média da escovação, hábitos como deixar a torneira aberta, número de descargas realizadas no toalete, hábitos de lavagem de roupa e carro, além de outras atividades como regar o jardim.

Ao final do teste, a ferramenta mostra a média de litros diários e anuais gastos pela pessoa e, para ilustrar ainda mais, a quanto corresponde aquele montante em baldes de água, caminhões pipa e piscinas olímpicas. “Acreditamos que o conhecimento da pegada hídrica individual pode ajudar muito no processo de conscientização”, acrescenta Andreza.

Eu já "acertei as minhas contas" na calculadora da Pepsico, e você ?
Fonte:pepsicowatersaf.com



1 opiniões:

Unknown disse...

parabéns pelo blog,fantástico!
João Paulo Moraes
www.doctorgarden.spaceblog.com.br