Pages

Que tal uma composteira em casa ?


Mais terra e menos lixo, é disso que nosso planeta está precisando!

A ideia é aprender a fazer uma composteira caseira, um método de reciclar o lixo orgânico (restos de cozinha) em casa mesmo. Essa atitude reduz em aproximadamente 50% o lixo doméstico encaminhado aos lixões municipais, que na verdade não conseguem absorver apropriadamente todo o lixo da população.

A compostagem é um passo a mais para quem já recicla o seu lixo, usa sacolas retornáveis, economiza água e luz e evita o uso do carro sempre que possível. Atitudes de quem já tem consciência e educação ambiental.

Então, vamos lá! Se você tem muito espaço ou um jardim de tamanho considerável na sua casa, você pode fazer a sua composteira diretamente no solo, numa área de um metro quadrado, cercada por arame ou ripas de madeira. Também já existem no mercado algumas composteiras caseiras prontas, de diversas marcas e modelos. Mas a ideia aqui é ensinar a fazer uma composteira para quem não tem espaço, um método simples que você pode fazer até na área de serviço do seu apartamento.


Você vai precisar de:

um balde de lixo de 100 L
terra
restos de capina
folhagens, galhos, cinzas
restos de cozinha (cascas de alimentos por exemplo)
humus de minhoca


Passo a passo:

1 - Prepare o balde-recipiente fazendo furos em sua lateral e no fundo (não muito grandes para que o conteúdo não saia). Eles vão ajudar na ventilação.
2 - A primeira camada deve ser de aproximadamente 20 cm de terra misturada com humus de minhoca (1 porção de humus para 2 porções de terra). Umedeça-a para que os microorganismos se fixem melhor.

3 - A próxima camada deve conter restos de capina ou grama seca. Se você tiver cinzas pode adicionar também, desde que não sejam provenientes de churrasco, pois o sal da carne é desfavorável ao processo. Depois vem os restos de cozinha: restos de alimentos cozidos, cascas de vegetais, frutas e ovos e pó de café. Não deve ser adicionado restos de carne de qualquer tipo, nem de queijos. Esses materiais podem atrair ratos, baratas e moscas.

4 - Depois dos restos de cozinha vem uma camada de folhagens, que você deve cortar em pedaços pequenos para acelerar a decomposição. Umedeça levemente novamente para uma boa fixação.

5 - Você pode, a partir daí, adicionar uma nova camada de restos de alimentos, mas ela sempre deve ser coberta pelas folhagens ou restos de capina.

6 - Se você quiser acelerar ainda mais o processo, pode acrescentar algumas minhocas dentro do balde, a proporção é de 1 litro de minhocas por metro quadrado.

7 - O balde deve ficar aberto ou protegido por uma tela (ou algum material bem ventilado). O composto ideal não exala nenhum odor desagradável e nem atrai insetos. Deve ter um cheiro doce de terra.

8 - Com o passar dos dias ele esquentará, devido ao processo de fermentação. Uma vez por semana mantenha a umidade acrescentando água e a boa aeração revolvendo-o a cada 3 dias. Isso é vital para o sucesso do seu composto.

9 -  Ele estará pronto quando o aspecto for homogêneo e parecido com borra de café.

Suas plantas e a Terra agradecerão!

3 opiniões:

Marcelo Gutierrez disse...

as fralduas da minha Maria Delfina podem ser jogadas também??.-Grato!

Fernanda disse...

e o cheiro? a cozinha não fica com mal cheiro?

A GATA DE BOTAS disse...

Olá Michelle. Onde posso comprar essa composteira da foto?
Obrigada.