Pages

Catástrofe no mar do Golfo do México

Uma ruptura num poço de petróleo em águas profundas provocou o vazamento de milhões de litros de óleo, o  vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região, assim como a vida selvagem que lá vive, no que pode se tornar o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, o vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.
Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes.
O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.
Os estados do Alabama, Louisiania e Flórida declararam estado de emergência, alegando que a catástrofe é uma série ameaça ao ambiente e à economia.
O acidente com a plataforma de petróleo da British Petroleum no Golfo do México é grande e suas consequências provavelmente serão devastadoras para a biodiversidade .

A pergunta que eu faço é : O que está sendo feito á respeito é o suficiente ? Não é curioso notar que esse acidente aconteceu exatamente 1 mês depois de Obama ter dado aval para a expansão de projetos de exploração em alto mar, com a justificativa de que as plataformas hoje estariam seguras e não causariam vazamentos ?
Precisamos é que o Presidente dos USA tome posturas mais radicais para evitar que novos desastres aconteçam, dizer apenas que as operações em alto mar ficarão "suspensas" é pouco.
De fato, o que está sendo feito á respeito não é o suficiente!
Fonte: Greenpeace/Jornal Folha de São Paulo

0 opiniões: