Pages

Primeiro município no Brasil a abolir as sacolas plásticas gratuitas em supermercados.



Xanxerê é uma cidade de Santa Catarina com aproximadamente 40 mil habitantes. Na cidade eram distribuídas mais de 1 milhão de sacolas plásticas por mês nos 30 supermercados da região, porém em abril de 2009 todos supermercados da cidade aboliram o fornecimento das sacolas, o que considero um marco na história dos supermercados no Brasil.

Ainda existem sacolas dentro das empresas, porém são vendidas em uma embalagem de 5 unidades a R$ 0,50.

Em dezembro de 2008 cada funcionário de cada supermercado recebeu uma sacola retornável e foi proibido a partir daí, de utilizar sacolas plásticas de uso único em suas compras nos supermercados.

A realização do projeto, que foi idéia de um grupo de supermercadistas teve lançamento pela prefeitura de Xanxerê que também tem realizado através da secretaria da educação um trabalho de conscientização e sensibilização com os alunos da rede municipal de ensino.

Agora cabe a você, supermercadista, varejista, comerciante em geral, consumidor e principalmente você, prefeito, vereador e deputado, ajudar a mudar o mundo multiplicando esta grande ação de uma pequena e pioneira cidade. Ganha o planeta, ganha a cidade, pois teremos menos lixo e ganha o comerciante que deixará de adquirir este produto, pois nada é de graça. O único setor que perde neste projeto é o setor plástico, mas o plástico de uso interno do supermercado continuará sendo usado e agora a indústria de plástico tem que fazer sua parte e trocar o plástico eterno por plástico de ciclo de vida curto oxi-biodegradável.

Parabéns aos supermercadistas de Xanxerê pela iniciativa, que sirva de inspiração para as outras redes supermercadistas.

Uma pequena ação faz uma grande mudança!