Pages

"Não, obrigado!"


Você sabia que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora pelos brasileiros ?
Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas no mundo anualmente.
Achou muito ?
A natureza também.
O plástico é um material altamente resistente e por isso as sacolas plásticas podem durar até 400 anos na natureza, prejudicando cidades, florestas, oceanos.
Não que a sacola plástica seja a "vilã" do meio ambiente, mas o seu consumo excessivo é um grande problema ambiental.
Consumir sacolas plásticas de maneira consciente significa refletir no momento em que você vai usá-las, por exemplo no momento da compra numa loja de supermercado quando o caixa lhe oferece a sacola você pensa: "Tô levando muita coisa, preciso mesmo de uma sacola?", "Cabe na minha bolsa?", "Tem caixas de papelão disponíveis na loja?", "Vocês têm aqui sacolas retornáveis á venda?". O consumo consciente é o início de uma atitude responsável com o meio ambiente.
A campanha SACO É UM SACO do Ministério do Meio Ambiente promove justamente esta conscientização, e tem o apoio de grandes varejistas como Carrefour e Wal-Mart.
Aceitar sacolas plásticas é um velho hábito que podemos reciclar, e caso precise usar as sacolas, utilize toda a capacidade delas, diminuindo o impacto no meio ambiente.
Não pegue sacolas plásticas a mais no supermercado pensando em usar como sacos de lixo em casa, o ideal é utilizar os coletores recicláveis pois separando o lixo em casa você precisará de menos sacos plásticos. Sacos de arroz ou sacos de verduras também podem servir.
Procure utilizar caixas de papelão, hoje em dia muitos supermercados têm esta opção, basta você pedir.
Afinal de contas, SACO É MESMO UM SACO não é ?

0 opiniões: