Os consumidores mundiais querem mais oferta de produtos ecológicos e sustentáveis e mais informações dos varejistas sobre suas iniciativas e itens disponíveis no mercado.
Essas foram algumas das constatações de um dos maiores especialistas em varejo do mundo, Will Ander no 13º Fórum de Varejo da América Latina, em São Paulo, durante o Multi Retail, considerado o maior acontecimento varejista multiformato no Brasil, e teve como tema a "Sustentabilidade na visão do consumidor global".
"Cerca de 60% dos consumidores norte-americanos incluem produtos ecológicos em suas compras no varejo, o movimento verde não é mais uma tendência mas uma maneira de viver, não há caminho de volta nesse processo, todas as empresas varejistas devem estar envolvidas com a sustentabilidade", disse Ander.
Segundo ele, cada vez mais os consumidores exigem informações e comprometimento da indústria varejista em relação ao tema. No Brasil, por exemplo, conforme levantamento da GS&MD - Golvea de Souza, 59% dos chamados "meta-consumidores" - termo usado para definir aqueles que têm preocupações além do ato de consumir - gostariam que os varejistas e indústrias comunicassem os valores sustentáveis dos produtos e ajudassem a identificar as melhores opções do consumo consciente.
E, em todo o mundo 75% consideram que não existe boa comunicação no ponto de venda a respeito dos produtos sustentáveis e de seus benefícios. Neste sentido, Ander citou o WAL-MART como a principal rede do setor visivelmente envolvida no tema, que lançou o Pacto pela Sustentabilidade aqui no Brasil.
A rede WAL-MART já conseguiu evitar o uso de 30 milhões de sacolas plásticas utilizadas em suas lojas no país.
Ainda segundo Will Ander, no mundo 75% afirmaram que pagariam no máximo 10% a mais por um produto sustentável, nos EUA por exemplo, 70% dos consumidores pagariam até 5% a mais por um produto "verde".
As empresas varejistas precisam ter uma atuação mais forte e evidente na comunicação de suas iniciativas sustentáveis, o varejo é o setor que está mais próximo do consumidor, e a comunicação no ponto de venda é o principal canal de contato com o público.
O PDV é o verdadeiro Jornal Nacional.
Fonte: Jornal Propaganda e Marketing
0 opiniões:
Postar um comentário