Pages

ÁGUA - O MUNDO TEM SEDE


Não houve mudanças no teor de umidade na Terra. A água que os dinossauros bebiam há milhões de anos é a mesma que hoje vem como chuva, mas vai existir água suficiente em um mundo cada vez mais populoso?
Água é vida, ela é o caldo de onde surgimos, o sistema circulatório do mundo. Nosso maior temor é a ameaça de escassez de água.

Quase 70% da água doce do mundo está sob a forma de gelo, parte do restante constitui os chamados aquíferos (formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de a ceder) que vêm sendo explorados num ritmo maior que a taxa natural de recarga.

Dois terços de nossa água são usados no cultivo de alimentos, cada brasileiro consome cerca de 132 litros de água por dia, enquanto milhões de pobres no mundo sobrevivem com menos de 19 litros.
46% da população mundial não tem água encanada em casa, nos países em desenvolvimento as mulheres caminham em média 6 quilômetros para obter água, e em 15 anos 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões com grave escassez de água.

Com 83 milhões de pessoas adicionais no planeta por ano, é hora de mudarmos os nossos critérios de uso não acham?
A gestão da água no Brasil precisa melhorar, e muito! E isso não depende apenas do governo mas também da sociedade, o Brasil possui recursos naturais que se bem utilizados promoverão desenvolvimento econômico e social com baixa emissão de gases de efeio estufa, o principal deles é a água.

Lí um estudo na National Geographic que diz não haver escassez de água no planeta azul, o que falta é agua doce e novas tecnologias podem criar uma forma mais eficiente de tirar o sal da água, a dessalinização. Torço para que consigam, afinal 97,5% da água da Terra é salgada.

Terra - planeta água
Fonte: National Geographic


0 opiniões: