Pages

A CALCULADORA DE ÁGUA DA PEPSICO


Desde pequena eu sempre pensei na quantidade de água do planeta como algo abundante, aquela imensidão azul rodeando os continentes sempre me trouxe essa percepção.
No entanto, apenas 2% das reservas do planeta são de água doce e desta fração a maior parte está confinada nas calotas polares e nas geleiras.

Com todo o restante sabemos o que vem acontecendo, um processo triste de degradação pela ação do homem. 
Hoje falta água para cerca de 1,7 milhão de pessoas no mundo inteiro, de onde se conclui que a água é um bem raro e nem nos damos conta disso.

Do ponto de vista global, muitos países já enfrentam uma dramática falta de água, na África por exemplo milhões de pessoas sofrem atualmente com o problema.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, desde 1950 o uso da água triplicou. Estima-se que nos próximos 20 anos o homem utilizará 40% mais água do que usa atualmente.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 22 de março de 1992. Desde então, a data é marcada por debates no mundo todo sobre os diversos temas relacionados a este importante recurso natural.
Para celebrar a data, a PepsiCo em SAF preparou uma série de ações em suas plantas espalhadas pela América do Sul com vistas à conscientização sobre a importância do consumo consciente da água.

“Há muito tempo a PepsiCo despertou para o uso eficiente da água em seus processos produtivos, preparando instalações que permitam o reaproveitamento e diminuam as perdas, além dos investimentos na sustentabilidade agrícola. Todas ações são complementadas agora com programas para a conscientização e o treinamento das pessoas para práticas de consumo eficientes, inclusive dentro de suas próprias casas”, esclarece Andreza Araújo, gerente de sustentabilidade de PepsiCo em SAF.


Calculadora de Água

Os seres humanos não apenas bebem água, como também a ingerem na forma de alimento, a usam na forma de produtos e serviços e em quantidades bastante altas.
Com esta filosofia foi criada a Calculadora de Água da Pepsico (http://www.pepsicowatersaf.com), para mostrar que temas como a escassez ou a contaminação da água são responsabilidade de todos.


A Calculadora de Água da PepsiCo contem 13 perguntas simples sobre atividades corriqueiras, como número de banhos diários e sua duração média, o número de vezes em que se escova os dentes e a duração média da escovação, hábitos como deixar a torneira aberta, número de descargas realizadas no toalete, hábitos de lavagem de roupa e carro, além de outras atividades como regar o jardim.

Ao final do teste, a ferramenta mostra a média de litros diários e anuais gastos pela pessoa e, para ilustrar ainda mais, a quanto corresponde aquele montante em baldes de água, caminhões pipa e piscinas olímpicas. “Acreditamos que o conhecimento da pegada hídrica individual pode ajudar muito no processo de conscientização”, acrescenta Andreza.

Eu já "acertei as minhas contas" na calculadora da Pepsico, e você ?
Fonte:pepsicowatersaf.com



Que tal uma composteira em casa ?


Mais terra e menos lixo, é disso que nosso planeta está precisando!

A ideia é aprender a fazer uma composteira caseira, um método de reciclar o lixo orgânico (restos de cozinha) em casa mesmo. Essa atitude reduz em aproximadamente 50% o lixo doméstico encaminhado aos lixões municipais, que na verdade não conseguem absorver apropriadamente todo o lixo da população.

A compostagem é um passo a mais para quem já recicla o seu lixo, usa sacolas retornáveis, economiza água e luz e evita o uso do carro sempre que possível. Atitudes de quem já tem consciência e educação ambiental.

Então, vamos lá! Se você tem muito espaço ou um jardim de tamanho considerável na sua casa, você pode fazer a sua composteira diretamente no solo, numa área de um metro quadrado, cercada por arame ou ripas de madeira. Também já existem no mercado algumas composteiras caseiras prontas, de diversas marcas e modelos. Mas a ideia aqui é ensinar a fazer uma composteira para quem não tem espaço, um método simples que você pode fazer até na área de serviço do seu apartamento.


Você vai precisar de:

um balde de lixo de 100 L
terra
restos de capina
folhagens, galhos, cinzas
restos de cozinha (cascas de alimentos por exemplo)
humus de minhoca


Passo a passo:

1 - Prepare o balde-recipiente fazendo furos em sua lateral e no fundo (não muito grandes para que o conteúdo não saia). Eles vão ajudar na ventilação.
2 - A primeira camada deve ser de aproximadamente 20 cm de terra misturada com humus de minhoca (1 porção de humus para 2 porções de terra). Umedeça-a para que os microorganismos se fixem melhor.

3 - A próxima camada deve conter restos de capina ou grama seca. Se você tiver cinzas pode adicionar também, desde que não sejam provenientes de churrasco, pois o sal da carne é desfavorável ao processo. Depois vem os restos de cozinha: restos de alimentos cozidos, cascas de vegetais, frutas e ovos e pó de café. Não deve ser adicionado restos de carne de qualquer tipo, nem de queijos. Esses materiais podem atrair ratos, baratas e moscas.

4 - Depois dos restos de cozinha vem uma camada de folhagens, que você deve cortar em pedaços pequenos para acelerar a decomposição. Umedeça levemente novamente para uma boa fixação.

5 - Você pode, a partir daí, adicionar uma nova camada de restos de alimentos, mas ela sempre deve ser coberta pelas folhagens ou restos de capina.

6 - Se você quiser acelerar ainda mais o processo, pode acrescentar algumas minhocas dentro do balde, a proporção é de 1 litro de minhocas por metro quadrado.

7 - O balde deve ficar aberto ou protegido por uma tela (ou algum material bem ventilado). O composto ideal não exala nenhum odor desagradável e nem atrai insetos. Deve ter um cheiro doce de terra.

8 - Com o passar dos dias ele esquentará, devido ao processo de fermentação. Uma vez por semana mantenha a umidade acrescentando água e a boa aeração revolvendo-o a cada 3 dias. Isso é vital para o sucesso do seu composto.

9 -  Ele estará pronto quando o aspecto for homogêneo e parecido com borra de café.

Suas plantas e a Terra agradecerão!

Dicas para viver sustentável


Do momento em que você acorda até a hora de ir dormir, tens a oportunidade, ou melhor dizendo, o compromisso de assumir práticas que contribuam para o meio ambiente.
Em nosso dia a dia, em meio ás rotinas diárias como lavar o carro, tomar banho, escovar os dentes, jogar o lixo, etc, podemos ter atitudes sustentáveis e ainda ser exemplo para que outros em seu meio vivam de maneira sustentável também.
Reuní aqui algumas dicas:

VOE MENOS - A aviação gera de 2% a 3% de dióxido de carbono na atmosfera, prefira uma vídeo-conferência, você poupa dinheiro e ainda contribui com o planeta.

AJUDE QUEM PRECISA - Invés de jogar roupas, móveis, livros, revistas e brinquedos velhos no lixo, doe para instituições de caridade ou brechós.

PAGUE SUAS CONTAS ONLINE - A cada ano 50 milhões de árvores são usadas para produzir toleladas de correspodências indesejáveis. Hoje em dia você já pode pagar contas como água, luz, telefone, gás online.

EVITE O DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS: Você sabia que aquele chiclete que você masca em 15 minutos leva 5 anos para ser decomposto na natureza ? E uma fralda descartável que leva 600 anos, latas de alumínio 500 anos e vidros até 4.000 anos!

EVITE USAR SACOLAS PLÁSTICAS - Leve com você sua sacola retornável.

NÃO TROQUE SEU CELULAR - Celulares utilizam derivados de petróleo e metais pesados em sua fabricação, utilize-os até o final de sua vida útil.

COLETA SELETIVA - Participe, se o seu bairro não possui este tipo de coleta, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite. Separe o seu lixo para que o processo de reciclagem seja bem executado e econômico.

NO HOTEL - ECONOMIZE TOALHAS E LENÇÓIS - Você realmente precisa de uma toalha nova todos os dias ? O hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, assim você ajuda a economizar água e eletricidade.

LAVE O CARRO A SECO - Existem várias opções de lavagem de carro sem utilizar água, até mais baratas que a lavagem tradicional que disperdiça centenas de litros de água. Informe-se nos postos de gasolina ou nos estacionamentos dos shoppings.

ACUMULE A ROUPA PARA PASSAR - Assim você utiliza o ferro uma única vez. Além disso você pode alisar as roupas com as mãos ao tirar do varal, facilitando na hora de passar o ferro.

NÃO DEIXE APARELHOS EM STANDBY - Essa função usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso. Então tire da tomada quando não estiver usando.

VÁ DE ESCADA - Para subir dois ou três andares, porque não usar a escada? Você economiza energia elétrica dos elevadores e ainda faz um exercício.

COMPRE PAPEL RECICLADO - Produzir papel reciclado consome de 70% a 90% menos energia do que o papel comum, além de poupar nossas florestas.

TROQUE AS LÂMPADAS - Lâmpadas fluorescentes gastam até 60% menos energia que uma incandescente.

Juntos, podemos muito mais!
Pequenas atitudes, grandes mudanças!



PEPSICO pela água do planeta




A Pepsico anunciou, recentemente, uma série de práticas assumidas como metas globais para promover o acesso a água segura a 3 milhões de pessoas de países em desenvolvimento até 2015, além de assumir o compromisso de buscar o equilíbrio e melhor utilização desse recurso em operações da empresa localizadas em áreas com acesso hídrico restrito.

A ação faz parte do projeto "Performance com Propósito", no qual a companhia gera o que chama de "retorno financeiro saudável" enquanto auxilia as comunidades dos locais em que atua.

Para colocar em prática a idéia de levar água limpa ao maior número posível de pessoas, a empresa conta com parceiros como o Earth Institure e o Water.org.
Mais informações no site www.pepsicowatersaf.com
Fonte: Pepsico.com

Semana da Sustentabilidade na Livraria Cultura


Olha só que legal! A Livraria Cultura do conjunto nacional está promovendo a Semana da Sustentabilidade, de 17 a 22 de maio com vários temas muito interessantes, dentre eles: turismo e arquitetura sustentáveis, aquecimento global e sustentabilidade financeira.

Além das palestras, tem também exposições de artigos de lona e madeira á venda, feitos de maneira sustentável, como é o caso por exemplo da ONG Projeto Arrastão que desenvolve projetos sociais nas áreas da Educação, Cultura e Desenvolvimento Comunitário, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Um dos projetos é o Núcleo de Moda e Design, que gera renda para as mulheres da região de forma sustentável, por meio da capacitação em costura e empreendedorismo e da reutilização de materiais.

Promovida numa parceria da Livraria Cultura e do Instituto Baraeté, a  Semana de Sustentabilidade tem reunido, em seus dois primeiros dias especialistas focados nas mais diferentes maneiras de diminuir o impacto ambiental da presença do homem no planeta, concentrando suas falas na provocação, com o objetivo de criar uma consciência responsável nas pessoas.

Neste link dá para conferir uma das palestras realizada no primeiro dia - Vídeo - Palestra da Semana da Sustentabilidade

Abaixo a programação para o fim de semana:

21 de maio às 19h

Tema: Turismo Sustentável  - Palestrantes: Sérgio Salazar Salvati, Jean-Claude Razel, Luis Fernando Ferreira e João Ricardo Marincek

22 de maio às 10h

Tema: Arquitetura Sustentável
Palestrantes: Maira Del Nero e Juliana Boer

22 de maio às 14h30

Tema: Aquecimento Global não dá rima com legal
Palestrantes: César Obeid 

22 de maio às 16h30

Tema: Sustentabilidade Financeira
Palestrantes: Cássia D e Aquino Filocre

É necessário chegar com 1 hora de antecedência para as palestras, serão distribuídas senhas.

CULTURA É SER CONSCIENTE!
Fonte: Livraria Cultura


Ciclo Sustentável Philips - Tem uma TV velha aí ?

A Philips aproveitou o Dia Mundial do Consumidor em 15 de março para lançar o "Ciclo Sustentável" - programa que promove a reciclagem  de produtos eletro-eletrônicos e eletrodomésticos de sua marca.
Dessa forma, itens como TV, áudio e vídeo que antes não possuíam destino apropriado, podem ser encaminhados a locais ambientalmente adequados após o correto tratamento de cada item de sua composição.

Os produtos completam, assim, seu ciclo de vida de maneira sustentável, minimizando seu impacto sobre o meio ambiente. O projeto está se expandindo por 25 cidades de diversos estados, e os pontos de coleta serão nas próprias assistências técnicas credenciadas para os produtos Philips.

Para participar, o interessado precisa entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelos telefones (11) 2121-0203 (Grande SP) E 0800-701-0203 (demais regiões) ou acessar o site http://www.sustentabilidade.philips.com.br/ para verificar qual o ponto de coleta mais próximo de sua residência. O consumidor deve então, levar os aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos da marca Philips que não utiliza mais, ao posto credenciado que fará o recebimento, encaminhando-os posteriormente à OXIL, empresa parceira da Philips responsável por desmontar e dar o destino mais adequado aos componentes que não serão reaproveitados. Se precisar também existe o serviço de coleta domiciliar para o qual é cobrado o custo de retirada dos produtos.





Nestlé pela floresta - Um passo á frente!

A Nestlé, a maior empresa alimentícia do mundo, anunciou hoje a intenção (?) de parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais.

A empresa se compromete  a excluir de sua lista de fornecedores, companhias que possuam “plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento”. Nesse grupo entraria, por exemplo, a Sinar Mas, a maior produtora de óleo de dendê e de papel e celulose da Indonésia, caso não siga a nova política da Nestlé.

O anúncio acontece depois de uma campanha pública mundial do Greenpeace, que expôs o uso de óleo de dendê, proveniente de áreas recém-desmatadas na Indonésia, para produzir chocolates como o KitKat.
Em dois meses, milhares de pessoas contataram a Nestlé para avisar que não comprariam produtos ligados à destruição das florestas tropicais (Dá-lhe Greenpeace).

A expansão das plantações de dendê – usado pela indústria alimentícia, cosmética e como biocombustível – é um dos principais vetores de destruição dessas importantes florestas tropicais, lar de espécies ameaçadas como o orangotango. A Indonésia hoje é um dos países campeões de desmatamento do mundo e, por conta disso, terceiro maior emissor de gases do efeito-estufa.

"Ficamos contentes pela Nestlé ter a intenção de dar um tempo para os orangotangos, e convidamos os compradores internacionais, como Carrefour e Wal-Mart, a fazerem o mesmo", afirma o diretor da campanha de Florestas do Greenpeace International, Pat Venditti.

"O passo dado pela Nestlé manda um sinal claro para a Sinar Mas e as demais empresas do setor que a destruição das florestas não é aceitável no mercado global. Elas precisam limpar a cadeia de produção e implementar uma moratória que interrompa a destruição e promova a proteção", diz Venditti. "O Greenpeace vai monitorar de perto o cumprimento e a implantação da política da Nestlé."

A Nestlé está cheia de boas intenções, mas de boas intenções onde é que está cheio mesmo ?!
Greenpeace - orgulho de fazer parte!
Fonte: Greenpeace.org


Política Nacional de Resíduos Sólidos - Aprovado!

A busca da humanidade por um planeta mais limpo teve mais uma página escrita em sua história, foi aprovado em março deste ano pela Câmara dos Deputados em Brasília, o projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que há 19 anos estava na espera por atenção.
A assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA, Brasília) informa que agora o projeto está no Senado Federal, onde deve ser analisado e se aprovado, encaminhado para o Presidente.
Com essa lei, fica sob a responsabilidade dos geradores de resíduos sólidos, como indústrias, empresas, hospitais e aeroportos, a destinação de seus resíduos.

Ao contrário do Governo brasileiro que demorou 19 anos para prestar atenção nesse tema, há muitas empresas que se anteciparam e adotaram iniciativas para minimizar o impacto ambiental com o lixo que produzem, como a sueca TETRA PAK.
Eles investem em questões ambientais muito antes de existir o conceito da sustentabilidade, quem diz isso é o diretor executivo da meio ambiente da Tetra Pak, Sr. Fernando Zuben, ele diz que a Suécia foi o primeiro país na história a fazer uma lei ambiental. "Por isso a Tetra Pak carrega em sua história o conceito de sustentabilidade, os suecos têm preocupação com as causas ambientais e possuem leis rígidas" completa Fernando. Para ele, o projeto de lei em discussão é uma conquista da sociedade e acredita que agora a coleta seletiva será levada mais á sério.

Eu acredito que, com a aprovação deste projeto, a Responsabilidade Ambiental deve ser levada muito mais a sério, afinal, só criando uma lei e atribuindo uma multa a quem a descumprir é que as coisas funcionam, e olhe lá! Esperança!
Fonte: Revista feed&food

Parceria Cargill e Wal-Mart em favor do planeta

A Cargill e mais nove empresas líderes no mercado de consumo, como Coca-Cola, Nestlé, Pepsico e Unilever, foram convidadas pela rede Wal-Mart a participar do Projeto End-To-End (Sustentabilidade de ponta a ponta), que visa buscar soluções cada vez mais sustentáveis.
Toda a linha de óleos Liza participou do projeto, dentre as soluções havia o compromisso com a redução no uso de matéria-prima da embalagem sem perder o formato tradicional dos óleos Liza, com o mesmo nível de qualidade e resistência.
Essa parceria em prol da sustentabilidade teve início no primeiro semestre de 2009, com a assinatura do Pacto pela Sustentabilidade, no qual a Cargill assumiu o compromisso para a construção da Cadeia do Futuro, a iniciativa prevê metas globais de redução de resíduos, diminuição de efeito estufa, incentivo a produtos sustentáveis e melhor utilização de água e energia.

A nova embalagem dos óleos Liza representa uma redução de 10% em seu peso - de 22 gramas para 20 gramas, também foram realizadas alterações no processo produtivo de refino do óleo, reduzindo o consumo de água.
O óleo Liza fabricado de forma sustentável não será comercializado apenas na rede Wal-Mart, mas em todos os mercados brasileiros e também no exterior como Uruguai, Paraguai, Chile e ilhas do Caribe.

O próximo passo será comunicar o consumidor que agora os óleos Liza são produzidos de forma mais responsável e com resultados ambientais mais positivos, para isso, no ponto de venda serão abordadas as melhorias ambientais alcançadas, além da parceria com o Wal-Mart em anúncios focados em sustentabilidade.
Fonte: Revista Cargill

Catástrofe no mar do Golfo do México

Uma ruptura num poço de petróleo em águas profundas provocou o vazamento de milhões de litros de óleo, o  vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região, assim como a vida selvagem que lá vive, no que pode se tornar o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, o vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.
Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes.
O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.
Os estados do Alabama, Louisiania e Flórida declararam estado de emergência, alegando que a catástrofe é uma série ameaça ao ambiente e à economia.
O acidente com a plataforma de petróleo da British Petroleum no Golfo do México é grande e suas consequências provavelmente serão devastadoras para a biodiversidade .

A pergunta que eu faço é : O que está sendo feito á respeito é o suficiente ? Não é curioso notar que esse acidente aconteceu exatamente 1 mês depois de Obama ter dado aval para a expansão de projetos de exploração em alto mar, com a justificativa de que as plataformas hoje estariam seguras e não causariam vazamentos ?
Precisamos é que o Presidente dos USA tome posturas mais radicais para evitar que novos desastres aconteçam, dizer apenas que as operações em alto mar ficarão "suspensas" é pouco.
De fato, o que está sendo feito á respeito não é o suficiente!
Fonte: Greenpeace/Jornal Folha de São Paulo

Cooperativas dão novo fim ao lixo eletrônico

O que acontece com um computador, um celular, um telefone quando chegam ao fim da linha ? Em algum momento, essas coisas também viram lixo. Um lixo caro, perigoso e muito reciclável.
No mundo todo calcula-se que se joguem fora, todo ano, cerca de 40 mil toneladas de lixo eletrônico, e o Brasil é um dos países que mais produzem esse tipo de lixo. Dentro do país, é claro que São Paulo ganha de longe no quesito.
Existem desmanches de lixo eletrônico em vários lugares da cidade, porém eles estão mais interessados em placas eletrônicas para revenda, mas e o resto vai parar aonde ?
Pilhas, baterias e sobretudo monitores, como se sabe, são lixo perigoso, contêm chumbo. Em parceria com a Coopermiti, a Prefeitura de São Paulo inaugurou um galpão na Barra Funda para se desfazer corretamente de celulares, computadores e pilhas, a Coopermiti é uma cooperativa nova, dirigida por Sergio Levin e mais quatro sócios, eles iniciam com quatro cooperados especializados nesse tipo de equipamento e já com mais 20 na fila querendo trabalhar.

No galpão eles recebem geladeiras, máquinas de lavar, televisões, DVDs, video-cassetes, cd players, computadores, monitores e celulares, esse material todo é desmontado, as placas eletrônicas separadas, e o resto selecionado, tudo tem seu destino, será revendido. As placas serão reaproveitadas, as demais peças recicladas e transformadas pela indústria.
 
A Coopermiti recebe esse material todo de gente que a procura para se livrar dos mesmos, mas eles também vão buscar, desde que seja dentro de São Paulo, eles têm um caminhão e uma perua, com o nome da cooperativa e o selo da Prefeitura, que saem recolhendo esse material.
Para contatá-los o telefone é (11) 3666-0849 e o site é http://www.coopermiti.com.br/.
 
Dar o fim correto a esse tipo de lixo também é cidadania.
Parabéns para a Prefeitura de São Paulo pela iniciativa.
Fonte: Jornal Metro