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Fornecedores lançam produtos de menor impacto ambiental

Sustentabilidade de Ponta-a-Ponta!
Esta é a iniciativa 100% brasileira que surgiu em 2008 e que faz parte de um grupo de projetos sociais da gigante do varejo, Wal-Mart.
O Ponta-a-Ponta ou End-to-End tem como objetivo desenvolver junto com os fornecedores, produtos, linhas de produtos ou categorias que considerem e reduzam os impactos socioambientais durante seu ciclo de vida e que, além disso, possa servir de modelo para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis.
O gerente de Sustentabilidade do Wal-Mart, Yuri Feres diz que foram necessários 18 meses de consultoria com reuniões entre fornecedores do Wal-Mart e com o Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA), uma divisão do Instituto de Tecnologia de Alimentos.

O resultado desse esforço foi ótimo pois ao final da proposta, 10 produtos de liderança no mercado foram criados e agora já fazem parte do mix de itens oferecidos nas lojas da rede com preço acessível e diferencial em sustentabilidade, tais como: sabão TopMaz (marca própria), esponja de banho Curauá (3M), óleo Liza (Cargill), Pinho Sol (Colgate), Mate Leão orgânico (Coca-Cola), Band Aid (Johnson e Johnson), amaciante Confort concentrado (Unilever), água Waters (Nestlé), Toddy orgânico (Pepsico) e fraldas Pampers Total Confort (P&G).
A idéia de Sustentabilidade End-to-End já está sendo exportada para todas as lojas do Wal-Mart espalhadas pelo mundo, os parceiros que aceitaram este desafio fornecem mais de 40% dos produtos comercializados nas lojas da rede e, portanto, com um grande potencial para ampliar os conceitos de seus portfólios.

SEM MERCÚRIO

Uma das últimas ações que demonstra esta preocupação com a sustentabilidade, foi a suspensão pelo Wal-Mart no início de maio deste ano, do termômetro de mercúrio que era vendido em suas farmácias nos 18 estados brasileiros em que está presente.
Em alguns países da Europa o uso do produto já foi proibido pelas autoridades sanitárias e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criou um grupo de trabalho que estuda especificamente alternativas para reduzir o uso da substância.

PRÊMIO E INCENTIVO

O Wal-Mart criou também o Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil e que conta com o apoio do WWF-Brasil e do Instituto Envolverde. É um concurso nacional aberto a pesquisadores e estudantes que podem participar com projetos de ações, métodos, equipamentos, sistemas operacionais, produtos e soluções inovadoras que possam ser aplicados em qualquer etapa da operação e atuação do varejo supermercadistas.

Os projetos participantes devem contemplar os três pilares da sustentabilidade: benefícios ambientais, sociais e econômicos, ou seja, os projetos devem ser voltados para valores socioambientais, sem perder de vista o desempenho econômico, e também trazer inovação.

Quem quiser participar do concurso, deverá inscrever-se obrigatoriamente via internet, no site http://www.premiovarejosustentavel.com.br/ até o dia 16 de agosto de 2010 ás 18h. São vários prêmios, desde bolsa de estudos, até netbooks e diplomas.

Mas o maior prêmio mesmo quem recebe é o planeta, pela iniciativa sustentável de cada participante!
Fonte: Revista Gôndola/AMIS


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